3 de jan. de 2013

Janeiro tem teatro de segunda a segunda na Bahia


Temporada Verão Cênico começa no dia 7 de janeiro e promove 96 sessões de teatro em Salvador e outras 13 cidades do interior
Nem só de praia vive o verão baiano! Janeiro é tempo de teatro na Bahia com a realização da 2ª edição da TemporadaVerão Cênico, que vai promover 96 sessões de 32 espetáculos diferentes em Salvador e outras 13 cidades do interior do estado. Realizada de 7 a 30 de janeiro, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), a Temporadaobjetiva estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano. Com preços populares e também gratuitos, os espetáculos tratam de temáticas diversas, direcionadas ao público de todas as idades. A programação do Verão Cênico se soma às vastas opções de peças já existentes nos palcos baianos.
Em 2013, a Temporada Verão Cênico começa a todo vapor. Na abertura, dia 7 de janeiro (segunda-feira), três espetáculos gratuitos marcam a estreia do projeto. Às 16 horas, a montagem ‘A Chegada de Lampião no Céu e no Inferno’, que reúne características regionais, retratando e fortalecendo a cultura popular da literatura de Cordel de José Pacheco, Rodolfo Coelho e João José da Silva, envolvendo a ficção da passagem de Lampião pelo céu e pelo inferno, abre o projeto na Praça Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. Às 19 e 20 horas, respectivamente, os espetáculos ‘Andanças em Processo’ e ‘Homens que Amam Demais’ dão seguimento ao lançamento do Verão Cênico, ambos no Largo Quincas Berro d’Água, também no Pelourinho.
Resultado do diálogo entre espaços culturais públicos e privados, artistas e governo, oVerão Cênico tem o objetivo fortalecer e dar visibilidade ao teatro na Bahia durante o verão. Além de Salvador, o projeto contempla cidades nos seis macroterritórios baianos: Alagoinhas, Barreiras, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Mutuípe, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Os espetáculos são divididos nas categorias ‘Temporada em Movimento’, ‘Mostra Cenas Curtas’ e ‘Mostra Teatro de Rua’, com sessões às segundas, terças e quartas-feiras em 16 espaços culturais e teatros participantes, além de ruas e praças dos municípios.
O projeto conta com apoio da Bahiatursa, da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Em 2012, aTemporada Verão Cênicolevou mais de 9 mil espectadores ao teatro, em uma ação que envolveu cerca de 130 artistas em 34 espetáculos de palco, além de 34 grupos de teatro amador e 10 grupos de teatro de rua.
APRESENTAÇÕES – Na primeira categoria, ‘Temporada em Movimento’, 16 espetáculos farão quatro apresentações cada, sempre nas quartas-feiras, nos palcos integrantes do projeto e às segundas-feiras de janeiro, no Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho. Na ‘Mostra Cenas Curtas’, 10 espetáculos de cenas curtas fazem duas encenações nos foyers e pátios dos espaços, antes dos espetáculos da ‘Temporada em Movimento’. Já na ‘Mostra Teatro de Rua’, seis peças fazem duas apresentações às terças-feiras em ruas e praças de seis municípios.
ESPETÁCULOS – Entre os espetáculos, montagens novas se misturam a outras que já foram sucesso de público e crítica em temporadas anteriores na Bahia. Entre os destaques: ‘Os Mentirosos’, que integra a ‘Temporada em Movimento’ e será apresentado no dia 9, no Teatro Jorge Amado, no dia 14, no Largo Quincas Berro d’Água; no dia 23, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, e no dia 30, no Centro Cultural de Plataforma, sempre às 20h, a peça ‘Salmo 91’, em cartaz no dia 9, no Teatro Módulo, no dia 16, no Cine Teatro Solar Boa Vista, no dia 23, no Centro de Cultura de Alagoinhas, e no dia 30, no Teatro da CDL, em Feira de Santana, também sempre às 20h, e a montagem infanto-juvenil ‘Ovo e Vice-Versa’, apresentada nos dias 9, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, no dia 16, no Centro de Cultura ACM (Jequié), dia 23, no Centro Cultural Plataforma, e no último dia do projeto, 30 de janeiro, no Centro de Cultura de Porto Seguro, sempre às 17 horas.
Confira a programação completa da Temporada Verão Cênico 2013 no site oficial do projeto:www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2013/01/02/janeiro-tem-teatro-de-segunda-a-segunda-na-bahia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário