10 de mai de 2013

Re_Aberto: Após reforma, Centro de Cultura Amélio Amorim retoma atividades com programação especial

 
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) prepara uma celebração em grande estilo para comemorar a reabertura do Centro de Cultura Amélio Amorim, localizado em Feira de Santana. Serão 15 dias de comemoração, de 16 a 30 de maio, com programação cultural diversificada. Na ocasião, a cerimônia de reabertura contará com a presença do Secretário de Cultura Albino Rubim e outras autoridades estaduais.

Após um ano fechado para reformas de melhorias nos camarins, sala de espetáculos e área externa; o Amélio Amorim reabre com telhado reforçado, pisos novos na sala principal, palco renovado, novos camarins e poltronas para a sala de espetáculos, banheiros reformados e adequação física do espaço para pessoas com deficiência. No total, foram investidos R$ 819.327,82.

Com as intervenções feitas na estrutura do Centro, a Sala Principal praticamente não funcionou em 2012. “Produtores e artistas da cidade e território tiveram que realizar suas atividades em outros espaços, o que naturalmente ocasionou afastamento do público”, explica Bia Vasconcelos, coordenadora do Amélio.

O processo de reintegração do espaço à vida da cidade e de todo o território de identidade Portal do Sertão conta com uma programação especial que inclui biblioteca móvel, sarau de poesias, apresentações de grupos de teatro e música locais; Feira de Economia Solidária, Artesanato e Comidas Típicas; oficinas de teatro e música (percussão), apresentação de circo, palestras, exposições, encontro territorial e mostras artísticas dos pontos de cultura do Portal do Sertão.

Dentre as atrações, está também o retorno do Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) ao centro, dentro do Projeto Terças na Tela. No dia 21, o circuito exibe a Mostra Futebol Arte, com filmes sobre uma das grandes paixões dos brasileiros. E para os pequenos cinéfilos, uma edição especial do CPCV foi programada só com animações infantis na sexta-feira, dia 24. “O próprio centro se encarregou de fazer mobilização nas escolas, de forma que o projeto também possa ser aproveitado de forma pedagógica”, acrescenta a coordenadora do Centro.

Nos três últimos dias de programação, o Amélio Amorim recebe o VI Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, que pela primeira vez acontece integrado ao I Fórum de Conselhos Municipais de Cultura do estado. Duas instâncias importantes dos Sistemas Municipal, Estadual e Nacional de Cultura, visto que trazem a representação da elaboração e execução de políticas culturais na circunstância mais básica, que são as cidades. “Os fóruns têm como proposta a instrumentalização dos dirigentes e conselheiros municipais de cultura para atuação em prol de políticas que permitam à população o livre exercício de sua criatividade e uma boa vivência de experiências culturais”, frisa Sandro Magalhães, Diretor de Territorialização da Cultura da Secult.

História

Inaugurado em 1992, o Centro de Cultura Amélio Amorim recebeu este nome em homenagem ao arquiteto idealizador do Complexo Carro de Boi, onde, na década de 1970 aconteciam shows musicais, mostras e feiras de artesanato. O antigo Complexo deu lugar ao Amélio Amorim, que possui uma sala principal com capacidade para 300 pessoas, um anfiteatro com capacidade para 2.000, seis salas polivalentes para oficinas e ensaios e um foyer com galeria para exposições. Atualmente, o Centro faz parte da rede de espaços culturais sob a coordenação da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

SERVIÇO


Reabertura do Centro de Cultura Amélio AmorimDe 16 a 30 de maio
Programação especial com atrações musicais, espetáculos de teatro e dança, biblioteca móvel, sarau de poesia, artesanato, oficinas, apresentação de circo, palestras, exposições, mostras artísticas

Abertura Oficial – 16/05
17h - Ato Oficial com Secretário de Cultura e autoridades estaduais
18h – Apresentação da Filarmônica 25 de Dezembro (Irará)
19h – Show de Carlos Pitta e Sanfoneiros da região
Entrada Gratuita

Centro de Cultura Amélio Amorim – Avenida Presidente Dutra, 2222
Capuchinhos – Feira de Santana – Bahia – (75) 3622-4684
Mais informações: www.espacosculturais.wordpress.com /www.amelioamorim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário