20 de nov. de 2012

Verão Cênico 2013



Divulgado resultado da Temporada Verão Cênico 2013
38 espetáculos foram selecionados para compor programação de mais de 100 sessões a ser realizada no mês de janeiro em Salvador e outras 13 cidades da Bahia


A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), divulga resultado da Chamada Pública da 2ª edição da Temporada Verão Cênico, projeto que objetiva estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano, através da realização de uma programação diversificada de espetáculos em Salvador e outras 13 cidades do estado. Com inscrições abertas entre 18 de setembro e 17 de outubro, foram contabilizados 143 espetáculos inscritos, dos quais 38 foram selecionados, que vão se apresentar em diferentes locais e datas ao longo do mês de janeiro de 2013, num total de mais de 100 sessões. O resultado, bem como a distribuição de pautas da programação, está disponível no site da FUNCEB: www.funceb.ba.gov.br.

Além do expressivo número de propostas inscritas – 35% maior que o número da primeira edição, quando houve 93 candidatos –, os dados revelam a ampliação do número de municípios e palcos que vão receber o Verão Cênico: em 2011/2012, foram seis cidades, incluindo a capital, e 11 espaços envolvidos; em 2013, serão 14 cidades na programação, abrangendo todos os seis Macroterritórios da Bahia, e 16 teatros participantes. Em Salvador, a lista inclui oito locais: Sala do Coro do Teatro Castro Alves; Cine-Teatro Solar Boa Vista; Centro Cultural Alagados; Centro Cultural Plataforma; Largo Quincas Berro d’Água; Teatro Gamboa Nova; Teatro Jorge Amado; e Teatro Módulo. Já no interior, os espaços são: Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana); Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença); Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna); Centro de Cultura de Porto Seguro; Centro de Cultura de Alagoinhas; Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro); Centro de Cultura ACM (Jequié); e Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista). Já as cidades de Barreiras, Euclides da Cunha, Irecê, Mutuípe e Teixeira de Freitas, e também Salvador, recebem espetáculos de teatro de rua.

A grade da programação foi montada em três mostras, referentes às três categorias de inscrição. A seleção foi conduzida por uma comissão formada por 21 membros, sendo três curadoras de fora do estado – Dane de Jade (gestora cultural, doutoranda em Turismo, Lazer e Cultura, é envolvida em trabalhos de incentivo a manifestações populares e idealizou a Mostra Sesc Cariri); Rejane Reinaldo (atriz, diretora, professora universitária, pesquisadora, doutoranda em Artes Cênicas); e Jussara Trindade (mestre e doutora em Artes Cênicas, atua na formação do ator, em teatro de rua e teatro musical) –, 16 representantes dos espaços culturais envolvidos, um representante da FUNCEB e um representante da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) da SecultBA.

Para a primeira categoria, Temporada em Movimento, foram 98 propostas inscritas e 16 espetáculos selecionados. Cada um deles vai fazer quatro apresentações, distribuídas nas segundas-feiras de janeiro, no Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, e nas quartas-feiras, nos outros palcos integrantes do projeto. Já para a Mostra Cenas Curtas, foram 29 inscritos e 16 espetáculos de cenas curtas selecionadas para fazer duas encenações nos foyers, pátios etc. dos teatros, antes dos espetáculos da Temporada em Movimento. Por fim, a Mostra Teatro de Rua teve 16 propostas, das quais seis foram selecionadas para fazer duas apresentações todas as terças-feiras em ruas e praças dos municípios.

Produzida para o calendário do verão, somando-se às opções das artes cênicas já existente no período, a Temporada Verão Cênico busca consolidar o mote de que “de segunda a segunda, tem Teatro na Bahia”, fortalecendo as atividades deste cenário e dando visibilidade ao teatro baiano, em toda a sua diversidade, como uma opção de cultura durante a estação. Outro objetivo é fomentar a relação entre artistas e espaços culturais, atendendo ao interesse de estruturar uma rede produtiva sólida, em que as casas de espetáculos reforcem seus perfis e atuem também como programadores culturais. Para tanto, a FUNCEB consolidou parceria com espaços culturais do estado, tanto públicos quanto privados, e conta com o apoio de outras unidades da SecultBA: a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Sobre a 1ª edição da Temporada Verão Cênico – Temporada Verão Cênico foi lançada, como projeto piloto, em 2011, resultado do diálogo entre espaços culturais públicos e privados, artistas e governo, visando a criar uma dinâmica de integração entre os agentes e instituições envolvidas para fortalecer e dar visibilidade ao teatro na Bahia durante o verão. Na primeira edição, promoveu um total de 180 apresentações teatrais em Salvador e em cinco cidades do interior baiano. A programação levou aos teatros mais de 9 mil espectadores, numa ação que envolveu cerca de 130 artistas em 34 espetáculos de palco, além de 34 grupos de teatro amador e 10 grupos de teatro de rua, que fizeram encenações em espaços públicos, somando ainda mais números à quantidade de público alcançado.

No intuito de continuamente aprimorar os seus projetos, a FUNCEB promoveu, em março deste ano, um encontro que reuniu, além da equipe da FUNCEB, gestores dos teatros, produtores, artistas e grupos envolvidos para avaliar e discutir a edição piloto da Temporada Verão Cênico e seus desdobramentos. A segunda edição do projeto busca integrar diversas sugestões colhidas neste importante diálogo com a sociedade e propõe a continuidade da ação, agora ampliada em seu alcance territorial e fortalecida no seu investimento em contratação dos espetáculos e estrutura de produção e logística.

Paula BerbertAssessora de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
71 3324-8565 

Nenhum comentário:

Postar um comentário