13 de nov de 2012

Espetáculo "A Barca"



No próximo dia 20 de novembro (terça) às 19h30min acontece no Centro de Cultura Amélio Amorim, mais uma edição do projeto Palco Giratório do SESC com a apresentação do espetáculo de dança “A Barca” do Grupo Grial (PE)
O espetáculo
O encontro entre os grupos Grial e Mestres de Cavalo-Marinho já vem se delineando no tempo, em busca de uma escritura corporal e cênica impar. Em A barca (Trilogia Uma história, duas ou três – Parte I), o grupo Grial chega a um espetáculo festivo, lúdico, poético, vigoroso e musical. Tudo na sua construção cênica permeia o universo do cavalo-marinho para construir contações de historias universais como Dom Quixote, Joana D’Arc, Medusa, Romeu e Julieta, Iara e outras. Aqui, a tradição entra em cena de forma pungente, contundente, inteira e criativa para questionar o lugar das tradições no Brasil de hoje. 
O Grupo
O Grupo Grial de Dança foi fundado em 1997 pela bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo a convite do escritor Ariano Suassuna, desejoso de retomar a pesquisa sobre uma linguagem Armorial na Dança. Desde então, o Grupo Grial vem elaborando a criação de um pensamento estético que possa representar na dança a Diversidade Cultural típica do nosso Povo. Seus resultados artísticos são frutos da es
cuta delicada, do respeito às diferenças, da curiosidade sobre o Indivíduo e da determinação de criar uma Arte Autoral.
Em 14 anos de existência, o Grupo construiu uma trajetória com resultado artístico ímpar no país, dedicando-se à elaboração dessa linguagem, onde o cerne da pesquisa e criação é a comunhão entre o conhecimento da tradição popular e o conhecimento erudito da criação contemporânea. Essa estreita relação entre erudito e popular é, desde seu início, o caminho escolhido pelo Grupo Grial para a elaboração de uma linguagem de dança onde as visões de mundo herdadas dos povos indígenas e africanos devem ser inseridas na cena nacional, oferecendo assim outros resultados artísticos onde a visão ocidental da arte clássica (legítima também, pois a herdamos dos europeus) não é a única linha de pensamento, mas uma variação a mais da nossa singular e rica formação cultural.
Ao longo dos seus 14 anos, cria 13 espetáculos e vem participando de Festivais Nacionais e Internacionais. Todos os espetáculos do Grupo Grial possuem vasta trajetória. O Grial é convidado a participar de importantes Festivais e Mostras Nacionais de Dança Contemporânea do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário