13 de nov. de 2012

Espetáculo "A Barca"



No próximo dia 20 de novembro (terça) às 19h30min acontece no Centro de Cultura Amélio Amorim, mais uma edição do projeto Palco Giratório do SESC com a apresentação do espetáculo de dança “A Barca” do Grupo Grial (PE)
O espetáculo
O encontro entre os grupos Grial e Mestres de Cavalo-Marinho já vem se delineando no tempo, em busca de uma escritura corporal e cênica impar. Em A barca (Trilogia Uma história, duas ou três – Parte I), o grupo Grial chega a um espetáculo festivo, lúdico, poético, vigoroso e musical. Tudo na sua construção cênica permeia o universo do cavalo-marinho para construir contações de historias universais como Dom Quixote, Joana D’Arc, Medusa, Romeu e Julieta, Iara e outras. Aqui, a tradição entra em cena de forma pungente, contundente, inteira e criativa para questionar o lugar das tradições no Brasil de hoje. 
O Grupo
O Grupo Grial de Dança foi fundado em 1997 pela bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo a convite do escritor Ariano Suassuna, desejoso de retomar a pesquisa sobre uma linguagem Armorial na Dança. Desde então, o Grupo Grial vem elaborando a criação de um pensamento estético que possa representar na dança a Diversidade Cultural típica do nosso Povo. Seus resultados artísticos são frutos da es
cuta delicada, do respeito às diferenças, da curiosidade sobre o Indivíduo e da determinação de criar uma Arte Autoral.
Em 14 anos de existência, o Grupo construiu uma trajetória com resultado artístico ímpar no país, dedicando-se à elaboração dessa linguagem, onde o cerne da pesquisa e criação é a comunhão entre o conhecimento da tradição popular e o conhecimento erudito da criação contemporânea. Essa estreita relação entre erudito e popular é, desde seu início, o caminho escolhido pelo Grupo Grial para a elaboração de uma linguagem de dança onde as visões de mundo herdadas dos povos indígenas e africanos devem ser inseridas na cena nacional, oferecendo assim outros resultados artísticos onde a visão ocidental da arte clássica (legítima também, pois a herdamos dos europeus) não é a única linha de pensamento, mas uma variação a mais da nossa singular e rica formação cultural.
Ao longo dos seus 14 anos, cria 13 espetáculos e vem participando de Festivais Nacionais e Internacionais. Todos os espetáculos do Grupo Grial possuem vasta trajetória. O Grial é convidado a participar de importantes Festivais e Mostras Nacionais de Dança Contemporânea do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário