28 de set. de 2012

FENATIFS – EDIÇÃO ESPECIAL 2012


De 05 a 14 de outubro espetáculos infanto-juvenis vão invadir teatros, praças, comunidades periféricas e o Distrito de Tiquaruçu


           A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia - Cia Cuca de Teatro, em parceria institucional com a Universidade Estadual de Feira de Santana através do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA, anuncia as atrações que irão compor a grade do FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana –EDIÇÃO ESPECIAL 2012, que será realizada no período de 05 a 14 de outubro.  O festival mantém o compromisso de movimentar, valorizar, incrementar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, consolidando a região como polo fomentador do teatro infantil brasileiro. Graças à parceria com o Circuito Cultural Belgo Bekaert, o FENATIFS conta com as participações dos grupos mineiros Kabana e Terceira Margem (MG).

         Serão mais de 50 apresentações de espetáculos e atividades paralelas constituídas de oficinas, palestras, debates que serão realizados em teatros, praças da cidade, Bairros periféricos, no Distrito de Tiquaruçu e na Tenda do Grupo Kabana, espaço montado no estacionamento do Centro de Cultura Amélio Amorim que, realizará apresentações do dia 09 ao dia 14, do espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei”.

Como presença marcante em mais uma edição do Fenatifs, temos a participação da Turma do Biribinha com o homenageado, o Palhaço Biribinha e sua parceira, a palhaça Pipoca, de Arapiraca (AL), que mais uma vez prestigiam o festival realizando apresentações do seu novo espetáculo “Palhas–sada Musikada” e a Oficina de Dramaturgia do Circo – Tradição e Oralidade. Além de apresentar no teatro do CUCA, o palhaço Biribinha levará mais alegria para a comunidade do Distrito de Tiquaruçu que receberá pela primeira vez uma atração do FENATIFS. Outro espetáculo convidado que participará da abertura do Festival é Fábulas Fabulosas da Cabriola Cia de Teatro, de Salvador, que realizará apresentações no teatro do CUCA. 

O Festival conta também com a presença do Diretor e Palhaço baiano João Lima, do grupo Viapalco de Salvador (BA) que realizará a Palestra “Palhaço, a arte de ser quem se é” e apresentações do espetáculo “O Circo de Um Homem Só” que serão realizadas no teatro do CUCA e no Batalhão de Polícia Militar no Conjunto Feira VI para mais de 1000 crianças. No teatro do Centro de Cultura Maestro Miro, o Festival estará também marcando presença com apresentações do espetáculo “O Salone”, do Grupo Nariz de Cogumelo, de Salvador (BA). No Margarida Ribeiro a diversão e emoção já estão garantidas com as apresentações do emocionante e divertido espetáculo “A Flauta de Pã”, da Cia Cuca de Teatro de Feira de Santana (BA).

E invadindo praças e bairros periféricos, o Festival conta com a participação do Grupo Terceira Margem (MG), que apresentará o espetáculo “Uma Casa Bem Assombrada” na Praça Bernardino Bahia, no Teatro de Arena do CUCA, nas Comunidades da Baraúnas e Aviário. Além de apresentações do espetáculo, o Grupo realizará a “Oficina-Encontro de Teatro e Circo do Projeto Teatro de Artesania” que abordará elementos do teatro de rua e da arte de palhaços, dialogando com as motivações dos participantes e interagindo com o contexto cultural local.  

Unindo arte e educação o Festival oferecerá a Oficina “Uma Caixinha de Surpresa”, voltada para estudantes e professores e que será ministrada pela atriz, diretora e professora da Cia Cuca de Teatro, Maristela Araújo, que atualmente reside e trabalha em Volta Redonda (RJ).  E atendendo a solicitações dos artistas e interessados, o Fenatifs abre inscrições para a Oficina de maquiagem Social e Artística que será ministrada pela atriz, maquiadora e professora Neide Kocca, da Cia Cuca de Teatro.



Além da Mostra Oficial que conta com a participação dos grupos convidados, o FENATIFS abre espaço também para que grupos de artistas e estudantes, que fazem teatro em suas escolas e instituições na faixa etária entre 7 e 12 anos (Mostra Mirim) e entre 13 e 29 anos (Mostra Jovens Talentos), possam também participar do festival. Na categoria Mostra Mirim serão apresentados 04 espetáculos no dia 06, no teatro do CUCA: “Romão e Julinha” (Escola Oásis), “Mania de Explicação” (Oficina de Teatro do CUCA), “Feira de Santana, sua Alteza do Sertão” (Escola Rubem Alves) e “O Tesouro do Menino Maluquinho” (Escola Despertar). Na categoria Mostra Jovens Talentosserão apresentados 08 espetáculos nos dias 10 e 11 no teatro do CUCA: “A Ver Estrelas” (Oficina adolescente do CUCA), “Omelete” (Cia de Revista da Bahia de Salvador), “E agora Tadeu?” (Oficina do Maestro Miro), “A Chegada de Lampião no Inferno” (Grupo Cordel em Cena), “Aprendizes do Picadeiro” (Ponto de Cultura “Cultura Mais Circo”), “A “Cigarra e a Formiga Ecológica” (PACE de São Gonçalo-BA), “Soletrando Bisbilhotando e Encantando” (Cia Trevo Pernambucano–PE),” As aventuras de Zé Laurentino e Sua Turma” (Artistas em Ação – São Gonçalo-BA).

Como atrativos para o feriado prolongado, o Fenatifs promove, de 12 a 14 de outubro, apresentações dos espetáculos “Os Olhos do Surubim Rei (MG) no Centro de Cultura Amélio Amorim e Fábulas Fabulosas no Teatro do CUCA, além do “Encontro na Praça” com artistas da Cia Cuca de Teatro e convidados, Contação de histórias e Oficinas Recreativas de circo para crianças e adolescentes, um clima de festa e alegria para celebrar mais uma edição do FENATIFS. 

Os ingressos serão vendidos a R$ 8,00 para as apresentações realizadas nos teatros (Cuca, Maestro Miro e Margarida Ribeiro). Nas apresentações realizadas na Kabana montada no Centro de Cultura Amélio Amorim e nas apresentações das Mostras Mirins e Jovens Talentos a entrada será gratuita para estudantes da rede pública, e para o público em geral os ingressos serão solidários, sendo retirados mediante doações de itens de higiene pessoal (sabonete, creme dental etc.) ou jogos lúdicos que serão doados para a AAPC – Associação de Proteção a Pessoas com Câncer, localizada na Rua Tereza Cunha Santana, 191 – Praça do Ex-Combatente.

A programação completa do Festival, assim como a lista completa dos itens que podem ser doados em troca de ingressos pode ser acessada no site: www.ciacucadeteatro.com.br. Mais informações pelo E-mail: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com e pelo telefone (75) 3491-8992


Nenhum comentário:

Postar um comentário