29 de set. de 2011

Exposição RODIN Itinerante em Feira de Santana


O Centro de Cultura Amélio Amorim, de Feira de Santana será sede da terceira edição do Projeto Rodin Itinerante a partir do dia 4 de outubro às 19h, data que o Palacete das Artes Rodin Bahia inaugura a mostra composta de 30 painéis com fotos plotadas a partir da exposição “Auguste Rodin, Homem e Gênio” que veio de Paris e está em cartaz no Palacete.

SERVIÇO

EVENTO: Projeto Rodin Itinerante em Feira de Santana
ONDE: Centro de Cultura Amélio Amorim
QUANDO: De 04/ outubro a 06/ novembro/ 2011 
HORA: das 9h às 17h
REALIZAÇÃO: Palacete das Artes Rodin Bahia / DIMUS / IPAC / SECULT BA
____________________________________________________________

O projeto Rodin Itinerante foi concebido para promover a territorialização das ações do museu, levando para seis cidades do interior baiano a arte escultórica de Auguste Rodin na busca de proporcionar maior acessibilidade à arte do mais famoso escultor contemporâneo do mundo, cujas obras estão expostas no Palacete das Artes Rodin Bahia.
A mostra “Auguste Rodin: Homem e Gênio” já foi visitada por aproximadamente 200.000 pessoas de todas as partes do Brasil, e permanece até 2012 no Museu Rodin Bahia, na rua da Graça, proporcionando um vasto programa de ações educativas sucessivas e gratuitas, das quais fazem parte as Oficinas de Arte e Cerâmica, os projetos Diálogos nas Artes e na Música, Memórias do Palacete e Re-lendo Rodin.


RODIN ITINERANTE

A primeira etapa do Projeto Rodin Itinerante aconteceu em Santo Amaro da Purificação, no Solar Paraíso, bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secult/BA. A mostra foi visitada por mais de 2.200 pessoas, com destaque para a presença de educadores e alunos das escolas daquele município e distritos vizinhos. A segunda edição, no Centro de Cultura de Porto Seguro. E nesta terceira etapa, a sede será o município de Feira de Santana e distritos vizinhos.
Este projeto desenvolvido pelo Palacete das Artes Rodin Bahia faz parte do programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Museus do IPAC, de promover um diálogo constante de arte e cultura com a população do interior, através de atividades culturais e sócio–educativas, desta vez tendo como base a arte do maior escultor francês de todos os tempos.
 Em Feira de Santana, a mostra itinerante ficará exposta no Centro de Cultura Amélio Amorim, na Av. Presidente Dutra, 2222, no bairro Capuchinho das 9h às 17h até o dia 06 de novembro. As escolas podem agendar visitas guiadas de seus alunos pelo telefone (75) 3622-4684


A EXPO ITINERANTE

Na exposição itinerante serão expostos 30 painéis em fotos plotadas das principais obras do acervo de Rodin na Bahia, entre elas “O Pensador”, “EVA”, “Homem que Anda”, “Avareza e Luxúria”, “O Beijo”, “A Meditação”, “A Mártir”.
Como parte da estratégia do Projeto, serão distribuídas na rede escolar de cada município, cópias de DVD que conta a história do Palacete das Artes, além de folhetos, livretos e cartilhas que falam sobre Auguste Rodin e a genial concepção de sua arte.
As equipes de produção e museologia do Palacete darão treinamento a monitores locais selecionados entre os profissionais de educação e cultura de cada cidade. O Projeto Rodin Itinerante, conta com a consultoria da professora Heloísa Helena Costa, curadora científica da mostra de Auguste Rodin e percorrerá ao todo, seis cidades do interior baiano, com permanência de 30 trinta dias em cada uma delas. Em Feira de Santana, contará com a parceria do Centro de Cultura Amélio Amorim, coordenado por Rebeca Rodigues. A mostra permanece em cartaz de 04 de outubro a 06 de novembro. Visitação gratuita.


Assessoria de Comunicação
Susana Serravalle
Contatos: (71) 3117-6997 / (73) 3288-1388
VISITE NOSSO SITE: www.palacetedasartes.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário